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O que é Lead Scoring?

Você sabe o que é Lead Scoring? Sabemos que uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a oportunidade de atrair um grande número de leads para a sua empresa. Porém, mesmo que você já tenha estratégia sendo criadas e os leads estejam aparecendo, ainda assim terá outro desafio pela frente: qualificar cada um deles. Dessa forma, você conseguirá atingir realmente as pessoas que deseja.

Sem a devida qualificação, seu time de vendas vai perder tempo com pessoas que não estão prontas para comprar e você terá um trabalho maior para gerar novos leads.

Vamos relembrar o que é o Inbound Marketing

Na atualidade, quem quer continuar relevante para seus clientes precisa ter visibilidade nas redes sociais. Como já falamos anteriormente, o importante não é estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.

O Inbound Marketing, contudo, é uma maneira de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, deixando uma porta convidativa para que ele entre.

Modo geral, esse trabalho consiste, essencialmente, em produzir conteúdo relevante ou de impacto extremamente positivo, sejam eles educacionais, profissionais, tutoriais ou simplesmente conteúdos de entretenimento.

Mas afinal, o que é Lead Scoring?

Para você entender melhor, podemos dizer que o lead scoring é uma forma de classificar seus clientes em potencial por pontos. Esses pontos servem para determinar quem está pronto para a compra ou não.

Assim que um lead receber a pontuação que for considerada aceitável pela empresa, ele é passado para o time de vendas tentar fechar negócio.

Importância do lead scoring para o seu negócio

O lead scoring é uma das táticas mais importantes a partir do momento em que uma empresa passa a gerar uma boa quantidade de leads a partir do Inbound Marketing.

Afinal, nem todo lead é igual, e os vendedores não deve ser obrigados a trabalhar contando com a sorte na hora de escolher quem abordar.

Quanto melhor conhecer seus leads, maiores as chances de entrar em contato apenas com aqueles que já estão prontos para se tornar clientes, e é nisso que o lead scoring ajuda.

Alcance do público certo com lead scoring

Uma estratégia de Inbound bem elaborada tem tudo para aumentar muito o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.

O nome “lead scoring” não foi dado à toa. Por oferecer conteúdo que ajuda a persona na prática, em vez de simplesmente tentar “empurrar” qualquer produto nela, cria-se uma relação de confiança.

A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles.

Ao compreender quais leads possuem um maior score, ou uma maior pontuação, os departamentos de marketing e vendas podem identificar quais leads estão preparados para se tornar clientes.

Qualificando seus leads

A qualificação de leads é fundamental dentro de uma estratégia de Inboud Marketing. Ela permite, por exemplo, que sua equipe de vendas se concentre em leads mais qualificados (ou quentes) ao invés de perder tempo tentando converter leads que não estão preparados para tomar uma decisão. 

Quais os benefícios do lead scoring?

Existem dois grandes benefícios dessa prática: ele diminui o custo de venda, isto é, você torna esse processo bem mais rápido, sem necessitar de um profissional especializado nisso necessariamente e diminuindo suas habilidades de persuasão.

Outro ponto: ele também diminui o custo de marketing, pois o lead já vai estar bem qualificado no final de tudo, muito mais fácil de perceber se vale ou não para o seu objetivo.

Como utilizar o lead scoring para otimizar vendas?

Cada vez mais as empresas estão sendo impulsionadas a planejarem seus negócios e atividades, apoiando-se em análises mais complexas sobre os ambientes internos e externos, realizando diagnósticos e ações estratégicas com o intuito de potencializar os seus atributos, suas missões e resultados.

Ao compreender quais leads possuem um maior score, ou uma maior pontuação, os departamentos de marketing e vendas podem identificar quais leads estão preparados para se tornar clientes.

Este novo cenário, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e estratégias.

Mundo digital

De uns tempos para cá, muitas empresas migraram para o ambiente digital e deram certo. No Inbound Marketing, depois de atrair estranhos e fazer com que se tornem leitores do seu blog e seguidores nas redes sociais e potenciais clientes, é preciso qualificá-los.

Investir ao máximo na comunicação clara e direta com o cliente, respondendo suas dúvidas e ajudando-o a encontrar as melhores soluções para alavancar seu negócio é imprescindível.

Com o mercado em crise, muitas empresas estão sofrendo com a queda constante de vendas. Se você tem uma companhia, mas não está contente com os resultados que ela está alcançando, saiba que você pode melhorar e muito as suas vendas investindo no Lead Scoring.

Comunicação estratégica

Classificarum lead é muito importante principalmente se o seu mercado tem muita concorrência. Ao ficar conhecido como especialista em um determinado segmento, suas vendas irão crescer.

Com o avanço da tecnologia e da rede mundial de computadores, muitas empresas que migraram para o ambiente digital já estão trabalhando a todo vapor e com as vendas lá em cima. Este novo sistema gera diversos benefícios para todo tipo de empresa e você provavelmente já sabe disso.

Conheça seu cliente

A dica é: Invista tempo para conhecer o que motiva seus clientes a comprar. Conheça suas necessidades, desafios, dores, preocupações e medos. As pessoas compram porque desejam resolver um problema e, se você sabe como resolver, aumentará suas chances de vender.

Quer ficar por dentro das estratégias do mundo do marketing digital? Então fique ligado nos próximos posts.

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