As vendas online na Black Friday movimentaram R$ 3,1 bilhões apenas no dia 27 de novembro, o que representou, segundo a consultoria Ebit/Nielsen, um aumento de 24,8% em relação à mesma data de 2019. Foram mais de 4,6 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 679. O e-commerce soube aproveitar muito bem o evento, e a boa notícia é que esse excelente e bem-vindo resultado pode se repetir neste Natal, que traz excelentes oportunidades para um faturamento extra.im
Mas seu e-commerce já está pronto para faturar muito neste Natal? O que está fazendo para aproveitar melhor as oportunidades que as festas de final de ano apresentam? Se é hora de presentear, que tal aproveitar o momento e multiplicar os resultados? Saiba, agora, como aproveitar o Natal 2020 e as tendências e oportunidades para o e-commerce.
A Black Friday está longe de ser a última chance do ano de um faturamento diferenciado para o comércio varejista. O Natal e as festas de final de ano continuam imperativos. No ano passado, as vendas de Natal somaram R$ 14,1 bilhões, segundo o portal Compre e Confie.
É verdade que este é um ano diferenciado, marcado pelo novo coronavírus, mas também é certo que o e-commerce nunca cresceu tanto quanto agora: por conta do distanciamento social, nada menos do que 13% da população brasileira realizaram sua primeira compra online, e os especialistas são unânimes em dizer que esta é uma barreira transposta e que esse enorme contingente continuará a fazer compras pela internet.
Muita gente aproveita as promoções da Black Friday para garantir presentes de Natal mais baratos, antecipando suas compras, mas uma pesquisa realizada pela consultoria Social Miner revelou que 70% daqueles que já fizeram compras no evento pretendem ir às compras no Natal também. Tem mais, para deixar o e-commerce bem animado: segundo outra pesquisa, desta vez da consultoria Rakuten Advertising, 55% dos entrevistados garantiram que manterão ou até aumentarão seus gastos com compras pessoais neste final de ano, enquanto que 62% dos entrevistados disseram que vão gastar para presentar seus familiares no Natal.
Um dado fundamental desta pesquisa: 86% dos entrevistados afirmaram que preferem fazer compras online neste final de ano. Ou seja, o e-commerce é uma tendência para este Natal, e isso deve ser muito bem aproveitado pela sua empresa, certo?
Esta pesquisa da Rakuten Advertising revela algo extremamente importante, sobre o qual todo e-commerce deve prestar muita atenção. O frete grátis foi apontado por 43% dos entrevistados como um influenciador de compra, enquanto 50% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que descontos em formato cahsback são definitivos na hora de optar pela compra de um produto.
Isso significa que o consumidor valoriza muito o cashback e o frete grátis. Aliás, muito atento a esse movimento, os grandes marketplaces trabalham com prazos cada vez mais curtos de entrega porque sabem que isso faz toda a diferença.
Aliar bons preços a descontos em formato de chasback e frete grátis e rápido certamente será uma forma muito proativa para alcançar resultados ainda melhores neste Natal 2020.
Tudo indica que teremos no e-commerce brasileiro um excelente Natal 2020, mas é preciso pensar em estratégias para atrair os consumidores e convencê-los a comprar em sua loja. Mas o que fazer para chegar até o cliente?
Precisando de ajuda?