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Técnicas de SEO para um bom ranqueamento

Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, afinal de contas, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site?

No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, e-commerce ou blog consigam um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.

Afinal a concorrência pelas posições nos buscadores está cada vez maior com as empresas vivenciando esse período de transformação digital.

Marketing digital

Na atualidade, quem quer continuar relevante para seus clientes precisa ter visibilidade nas redes sociais. Como já falamos em outro post, o importante não é estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.

Modo geral, Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa on-line com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O que é SEO?

SEO significa de Search Engine Optimization, expressão em inglês traduzida livremente como otimização para mecanismos de buscas.

Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas a uma página de internet, com o objetivo de melhor posicioná-la como sugestão de resultados do Google, ou outro buscador.

Na prática, isso significa configurar seu site e seu conteúdo para ser exibido nos primeiros resultados de uma pesquisa on-line.

O que vai determinar a sua posição entre tais sugestões é justamente o seu trabalho de SEO.

Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo, contudo, é uma maneira de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, deixando uma porta convidativa para que ele entre.

Modo geral, esse trabalho consiste, essencialmente, em produzir conteúdo relevante ou de impacto extremamente positivo, sejam eles educacionais, profissionais, tutoriais ou simplesmente conteúdos de entretenimento.

Inbound Marketing

O Inbound é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO, Estratégias em Redes Sociais.

Conteúdo de qualidade

Quem já adota estratégias de marketing digital, certamente percebeu que o conteúdo serve como uma moeda de troca nesse ambiente, não é mesmo?

Assim, independentemente do seu nicho de mercado, após escolher as palavras-chave principais para trabalhar, você deve criar um conteúdo altamente relevante e útil para os leitores com base nelas.

Para escrever um artigo de qualidade sobre um tema específico, faça sua pesquisa e verifique outros textos que já estão bem classificados no Google para essas palavras-chave.

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais off-line, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

Como ranquear meu site no Google?

Para conseguir um bom posicionamento no Google, você deve fazer uma pesquisa de relevância sobre palavras chave.

Pesquisa de otimização e palavra chave     

Trabalhar com palavras chave que tenham número elevado de buscas é a saída mais indicada. Para encontrar esses termos, você pode utilizar algumas ferramentas gratuitas que o próprio Google fornece como o Google Trends ou o Google AdWords Planner. Os dois sites irão auxiliar a encontrar as melhores palavras a serem associadas ao seu texto.

Lembre-se: Não há como ranquear no Google sem uma boa escolha de palavra-chave, pois ela terá grande participação no texto, desde o título até o corpo do conteúdo.

Otimizar título

A palavra-chave escolhida deverá aparecer no título de seu conteúdo. Apenas uma vez é suficiente!

Lembrando que o título deve ter de 50 a 68 caracteres. Utilizar a tag title é essencial para o posicionamento de sua página. Isso porque o algoritmo do Google tem como objetivo mostrar aos usuários os resultados mais relevantes de suas buscas.

Link building

Este é o trabalho de conseguir links para sua página ter mais relevância na Web e nos sites de busca. Existem duas formas para sua realização: links internos e externos. Vejamos, agora, cada um deles:

Links internos

Os links internos, importantíssimos, direcionam a uma outra página dentro do mesmo domínio. Eles ajudam a melhorar a autoridade de um site, com a vantagem de ser uma tática que o controle está em suas mãos.

Ou seja, com a linkagem interna você aumenta a relevância da sua página e não deixa o internauta “escapar” do seu domínio para buscar outros sites.

Links externos

Os links externos dependem da relevância do seu conteúdo, somente desta forma seu site irá ganhar links externos, com outras marcas o referenciando (fazer link para ele).

Para isso, você pode, também, trocar informações com quem se interessa pelo seu conteúdo e criar alianças de link building externas, como uma tática da boa política de vizinhança.

Gerar tráfego para o site

Um dos principais resultados de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é, sem dúvida nenhuma, a geração de tráfego orgânico.

A produção de bons conteúdos gera um impacto positivo na captação de tráfego por meio das redes sociais. Naturalmente, bons conteúdos geram links e compartilhamentos e isso tenderá a ajudar o seu site a ganhar uma maior visibilidade nas páginas de resultados orgânicos de motores de pesquisa.

Ao seguir as boas práticas de SEO que mencionamos, você aumenta as chances do seu conteúdo ser classificado na primeira página do Google.

Boa sorte!

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