Saiba como utilizar o marketing como diferencial competitivo


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O marketing é uma área que tem ganhado força pois transforma ações dispersas em algo estruturado e focado. Para entender um pouco da história, assim que surgiu o mercado o marketing começou a ser utilizado. Os estudos vieram a partir da necessidade do diferencial competitivo e a observância de que empresas que desenvolvem técnicas específicas para chegar até os clientes de maneira otimizada se sobressaem comparadas as outras.

Em inglês, market significa “mercado” e marketing, muitas vezes chamado de mercadologia, remete ao estudo das variáveis mercadológicas para que a empresa, sabendo das melhores estratégias, se adeque a realidade e consiga um melhor posicionamento. É como um jogo em que você estuda e conhece os outros jogadores, os hábitos, as estratégias, o que é o ponto fraco e forte e, a partir disto, as possibilidades de obter bons resultados durante o campeonato aumentam pois você se precipitou e saberá melhor como fazer cada jogada.

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O SEBRAE usou como definição de diferencial competitivo os atributos que tornam a empresa única e, por isso, superior aos concorrentes. Priorizar as ações de marketing para fazer delas o seu ponto forte é trabalhar as principais variáveis de uma forma sistêmica e mantendo-se sempre um passo à frente.

 Sabendo dessas informações como aplicar o marketing para se tornar o diferencial da sua empresa?

Comece a ver as quatro variáveis que o próprio marketing ensina, ou seja, entenda e trabalhe bem os 4 p’s: produto, preço, praça e promoção de acordo com o que deseja alcançar. Muitas empresas não querem brigar por preço baixo, então investem em comunicação, inovação e atendimento e isso dá resultados. Se pensa que não é assim veja como marcas como Nike, Chanel, Apple e tantas outras vem ganhando mercado nos respectivos seguimentos. Então lembre-se, sua empresa precisa sempre estar bem posicionada!

Algumas pessoas acreditam que devem usar o marketing para esconder o que há de ruim na empresa ou produto, mas isso é apenas uma ilusão, então lembre-se: é melhor vender sempre do que vender uma vez e deixar um cliente insatisfeito. O intuito do marketing é fazer com que alguém se torne consumidor e jamais deixe de sê-lo.

Existem várias áreas possíveis para trabalhar com diferencial, reconheça qual a sua especialidade e comunique-se com o seu público-alvo. É importante lembrar-se disso. Se o marketing visa atender as necessidades dos clientes seja sincero com eles! Mostre o que a empresa é e o que oferece. Já vimos muitas instituições perdendo clientes por falta de cordialidade no telefone, então cuide dos detalhes.

Produza conteúdo de qualidade sempre! Ofereça, antes de tudo, algo para que o consumidor se apegue a você. As pessoas estão cada vez mais interessadas em personalização e atendimento, então não abra mão disso.

Lembre-se de que toda empresa passa por problemas, mas fazer deles uma oportunidade é para poucos. Continue explorando sempre o potencial interno, valorizando os consumidores e conte com a Imédia Comunicação para qualquer dúvida!