Por que o site não aparece bem posicionado no Google?


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Já falamos anteriormente sobre o SEO (Clique aqui e veja mais) e a importância de trabalhar a otimização do site para os buscadores, mas o tema pode ser ainda mais afunilado para que você entenda sobre como se posicionar e o motivo pelo qual outros sites conseguem visibilidade e o seu quase não tem visibilidade no Google ou, inclusive, se quer aparece.

Muitas variáveis podem contribuir para que você não esteja bem posicionado ou até que o Google não o encontre. Confira algumas opções:

– Seu site foi lançado há pouco tempo? Se a resposta for sim este é um dos motivos para que o Google não o localize, alguns sites demoram semanas, outros meses para serem indexados e mostrados nos resultados, mas você pode agilizar este processo cadastrando seu site neste endereço: https://www.google.com/intl/pt-br/add_url.html e utilizando o Webmaster Tools Google.

– Suas buscas são por palavras-chave muito concorridas? Em alguns casos o Google até encontra seu site, mas não mostra nas primeiras páginas por não ser o mais relevante na pesquisa. Por exemplo, se você buscar “aluguel de casa” verá que muitas empresas estão bem posicionadas com esta palavra e a sua não aparece mas, se procurar por “aluguel de casa em Machado” e sua empresa utilizar corretamente as opções de SEO sua posição será melhor.

– Sua empresa pode ter sofrido alguma penalidade? Isso quer dizer que, de alguma forma o Google excluiu o seu site da sua base por ter feito algo chamado Black Hat, o uso de técnicas que tentam apenas manipular o Google para posicionar um site na busca, mas que não agregam em nada ao consumidor. É visto de forma negativa o uso excessivo de palavras-chave, textos escondidos em que o visitante não vê e estão ali somente para que os buscadores vejam. Outro exemplo que pode sofrer penalidade é o uso de palavras de descrição nas meta tags e imagens que não condizem com a situação, apenas para tirar proveito. Pode ser que isso aconteça sem que perceba, mas é sempre bom estar atento.

– A empresa tem tempo na internet, mas cria pouco conteúdo? Tempo com um domínio tem influência, mas não muita, o que importa é o conteúdo de qualidade que ela disponibiliza e se as pessoas e os outros sites acessam e compartilham essa informação. Por isso não se esqueça: produza conteúdo com frequência, compartilhe e divulgue e faça uso de uma técnica que chama-se link building, uma construção de links externos que apontam para o seu domínio para que outros (bons) sites também mostrem seu conteúdo.

O processo de posicionamento de um site no Google é automático e sistêmico, além de ser cada vez mais complexo e pensado para dar uma boa experiência ao usuário, por isso pense no conteúdo, tags, na construção do site e tudo para que todas pessoas que entrarem em seu site tenham uma boa experiência.

Ainda não achou a solução ideal? Estamos à disposição para ajudar você caso surja alguma dúvida.