Personas- O que é e porque você precisa conhecer


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Entenda: o público-alvo justifica as ações de marketing da empresa, a definição de persona é primordial para basear as estratégias empresariais. Persona, ou Buyer Persona, é um perfil fictício que representa o cliente de uma empresa, ou um padrão criado para os clientes em potencial. Compreender quem compra de sua empresa e os hábitos do conjunto tornará seu produto mais interessante e a publicidade dele também. Afinal, o que a persona pode fazer pela sua empresa e por que você deve se preocupar com ela?

Seguindo uma linha lógica, persona significa a personalidade que um indivíduo apresenta, assim como suas preferências e hábitos. Na área da comunicação é a forma com que um grupo de pessoas se encaixa, o desafio é montar esta persona, ou várias delas, com as características dos principais compradores.

 

Se você deseja se aprofundar sobre o assunto neste artigo vai aprender sobre:

– Porque fazer a definição de persona

– O que é buyer persona e como criar a sua

– Quais os principais erros e mais comuns e como evita-los

– Exemplo de persona

 

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada”. Philip Kotler

 

Porque fazer a definição de persona

Mediante a competitividade, como lidar com um consumidor que você não entende? São ações simples que fazem a diferença analisando os perfis, a empresa ganha tempo, dinheiro e, principalmente, a confiança do consumidor.

Você pode tomar as decisões de forma mais certeira, empresas que entendem isso saem na frente pois sabem com quem estão lidando e articulam a forma correta para isso.

 

O que é buyer persona e como criar a sua

Buyer Persona é o comprador de sua empresa ou que tem o potencial para se tornar. Ele é como um ponto de partida que você cria respondendo as seguintes questões:

  • Qual o perfil dos potenciais consumidores? Avalie como se comportam, do que gostam, qual a profissão, onde vão e as demais informações.
  • Quais as características do seu potencial cliente? (características físicas, costumes, hábitos). É importante detalhes para que você saiba como envolver-se com o seu consumidor.
  • Quais assuntos são do interesse do seu público? Conteúdo é importantíssimo para atrair e fidelizar, pense nisso com cuidado.
  • Detalhe sobre: os objetivos de vida, qual a formação, renda, quais as atividades realizadas e outras informações e peculiaridades sobre o seu comprador potencial.

Após reunir essas informações crie um perfil.

 

 “Há muito mais dinheiro para quem faz o marketing dos produtos do que para quem fica só na produção. A Nestlé, uma companhia da Suíça, já ganhou muito mais dinheiro com café do que todos os brasileiros que plantam café juntos”. Al Ries

 

Quais os principais erros e mais comuns e como evita-los

Não pense que é possível abraçar o mundo ou que todas as pessoas têm interesse em seu produto, isso não é verdade. Veja bem, não é uma questão de qualidade, mas de perfil, por melhor que seu produto seja, ele pode não ser interessante para algum grupo, assim como pode ser necessário para outro.

Outra questão importante ao criar sua persona é: não mantenha vários perfis, crie poucos inicialmente, se puder um ou dois, isso deixará seu nicho bem delimitado.

Não faça avaliações conforme o que você acha, busque informações, seus clientes têm as respostas que você procura e você pode aproveitar cada oportunidade de contato com ele, a partir daí comece sua amostragem.

Muito pode ser feito para definir a persona, mas este é um início. Nunca se esqueça: comece com atenção e sempre pensando em seu consumidor.

 

Exemplo de Persona

Após todos os dados colhidos faça uma média e crie a persona, use imagens para ilustrar e seja objetivo. Exemplo:

Certo Errado
Nome: Bruna

Cargo: Gerente de Produção

Formação: Formada em administração e especialista em Gestão de produtos.

Idade: 27 anos

É casada, tem um filho e viaja com frequência a trabalho. Utiliza mais o transporte público e consome informações através das mídias sociais, jornais online e televisão, com menor frequência. *Dentre outras informações

Jovens de 18 a 40 anos que vivem no sul de Minas Gerais.

 

Após a criação da Persona você poderá usar estas informações para saber onde se comunicar, quando, o que pode ser mais importante para o seu cliente e onde ele gostaria de ter contato com a sua empresa. Utilize o máximo de informações, interaja e veja suas vendas aumentarem e a satisfação dos seus clientes.

 Não se esqueça de falar conosco, podemos ajudar você a otimizar sua empresa!