O que o seu negócio pode ganhar com o Marketing no Instagram


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Compartilhar experiências: esta é a missão do Instagram. Pessoas do mundo inteiro utilizam desta rede social para se inspirarem e publicarem suas paixões. No texto de hoje, a Imédia vai explicar porque os negócios devem considerar este meio de comunicação e relacionamento nas suas estratégias de Marketing.

Você sabia que o Instagram é uma rede social que tem por objetivo inspirar ações e expressões visuais? Seus principais pilares são:

  • Conectar paixões: os usuários encontram e compartilham o que gostam,
  • Mergulho visual: promove experiências de narrativas em fotos,
  • Promoção da descoberta: inspira as pessoas a explorar e criar novos laços.

Por que ele é uma rede social diferenciada? Pois, desde quando foi fundado fez com que as pessoas se encontrassem para tirar fotos e gravar vídeos juntas.

Hoje em dia ele é uma das comunidades online com o crescimento mais rápido. Seus usuários ativos somam mais de 700 milhões por mês¹, sendo que mais de 400 milhões abrem o aplicativo todos os dias². Dados impactantes, né?

Mas, por que os empreendimentos devem ter um perfil no Instagram? Ou, o que esta rede social pode contribuir com o Marketing do negócio? Preste atenção nos pontos abaixo:

1-) Criação de contas únicas ou específicas:

O Instagram possibilita criar conta única ou diversas contas. Isto depende de como você pretende se conectar com o seu público. A conta única mantém os seguidores em uma moderação e oferece suporte para descoberta e escala, ou seja, ajuda a aparecer no topo das consultas de pesquisa. Já as contas diversas apoia conteúdos de submarcas. Um exemplo seria se sua empresa se diferenciasse de acordo com as regiões do país, então seriam necessárias contas adicionais.

2-) Aplicação do Storytelling:

Há a possibilidade de contar a história da empresa por meio de fotos, ou seja, aplicar o Storytelling – saiba mais clicando aqui. Além disto, é uma plataforma de pesquisa para as pessoas encontrarem os negócios.

3-) Faz com que o empreendimento seja encontrado:

Os anúncios do Instagram faz com que sejam alcançados todos os públicos que importam para a empresa e ter uma conta orgânica permite que ela seja encontrada na fonte de pesquisa.

4-) Relacionamento com o cliente:

O Instagram oferece a opção para que a empresa responda comentários dos seus clientes nos anúncios e publicações ou até mesmo os leve para mensagens privadas e assim consiga vender mais produtos e serviços.

5-) Obtenha experiência do anúncio:

Quando a empresa decide anunciar no Instagram, o nome da conta se torna clicável. Isto faz com que os usuários visitem o perfil, saibam mais sobre o negócio, visualizem as publicações e passem a seguir a conta.

Algumas dicas da Imédia:

  • Para que a empresa ganhe presença no Instagram é fundamental que se crie conteúdo de alta qualidade relacionado à marca e assim faça aparecer no feed dos usuários. Além disto, se as informações forem relevantes, faz com que aumente a probabilidade da conta ser descoberta por não seguidores na Guia Explorar ou de Notícias.
  • Os seguidores não são apenas números. Evite usar muitas hashtags, criar concursos, sorteios e se atente quando for comprar seguidores. Por mais que aumente a quantidade, corre-se o risco de não obter o público ideal.
  • Concentre-se no seu objetivo: inspire as pessoas a verem seu negócio de um jeito diferente para gerar resultados reais e mensuráveis. Se uma de suas metas for obter alcance, pense em atingir todos os seus possíveis clientes e não somente os seguidores.
  • Use as ferramentas de direcionamento para garantir a precisão dos resultados.
  • Seja verdadeiro: para conquistar seguidores engajados, compartilhe e poste assuntos que representem a personalidade da marca. Assim, você conseguirá atrair fãs que partilham dos mesmo ideais.

Portanto, apresentamos acima alguns dos inúmeros benefícios e algumas dicas que você pode considerar nas estratégias de Marketing Digital do seu negócio. Se você reconhece o papel que as redes sociais exerce atualmente, crie sua conta no Instagram, ponha em prática as orientações e analise os resultados.

Se você tiver alguma dúvida, saiba que a Imédia Comunicação pode te ajudar a esclarecê-la e te oferecer o melhor suporte neste serviço.

1 Dados do Instagram, abril de 2017
Divulgação do balanço do Facebook, 1º trimestre de 2017