É possível saber se um anúncio está dando resultados?


Saiba a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
20/09/2017
A importância do Storytelling
04/10/2017

São dúvidas comuns de muitos empresários: por que investir em um anúncio em determinada mídia e como saber se ela está dando resultados?

Vemos situações em que a empresa faz a ação, mas realmente falta avaliar se o resultado compensou o esforço. Para ajuda-lo com essa dúvida queremos apontar como é possível criar parâmetros para que seus anúncios sejam investimentos e não gastos.

Antes de prosseguir com a leitura, recomendamos que leia alguns passos para te ajudar a criar campanhas eficazes.

Se o intuito é descobrir o resultado de cada mídia separadamente temos que pensar, primeiramente, onde o anúncio foi veiculado.

Nas mídias on-line, onde tudo o que acontece pode ser monitorado de forma automatizada, é possível saber de onde as pessoas acessaram o site, como chegaram até a empresa, quais as mídias utilizadas e o tempo que permaneceu no site ou loja virtual. Desta forma, você sabe quanto gastou e, através de pixels de conversão, sabe se as vendas aconteceram pela publicidade online.

Sempre opte por especialistas para que seja possível colocar as ferramentas de monitoramento necessárias. Existem opções gratuitas das redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, dentre outros. O Google Analytics também oferece informações valiosas. Implante isso em sua empresa para saber onde é mais lucrativo investir e qual será o alcance das publicações.

Com os anúncios off-line a situação é diferente. Como é possível saber quantas pessoas ouviram um spot na rádio ou viram um outdoor? Dessas pessoas, quantas, de fato, foram até a empresa e adquiriram um produto? Não é possível quantificar, por isso utiliza-se uma soma de resultados.

De uma forma mais clara, para saber se seus anúncios estão dando resultado as ações devem ser focadas e detalhadas através do cálculo do ROI (Return on Investment, em português Retorno sobre Investimento) para qualquer tipo de divulgação.

O ROI consiste no cálculo do valor gasto em divulgação e o valor do lucro da empresa. Calculando a porcentagem do aumento nas vendas é possível saber quais as fontes mais lucrativas, quais os canais de comunicação mais eficazes, e se as vendas estão satisfatórias.

Por isso é importante ter um levantamento da situação da empresa, definir o orçamento do conjunto de anúncios e averiguar se o objetivo foi atingido.

Qual foi o anúncio que mais deu retorno para sua empresa? Procure saber mais sobre isso e sinta-se a disposição para falar sobre o assunto com a Imédia Comunicação!