Imédia Comunicação | Conheça mais sobre o Algorítimo do Instagram e confira algumas dicas para ter sucesso na rede
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Conheça mais sobre o Algorítimo do Instagram e confira algumas dicas para ter sucesso na rede

Conheça mais sobre o Algorítimo do Instagram e confira algumas dicas para ter sucesso na rede

O Instagram, atualmente, virou a rede social “queridinha” dos usuários. Para quem utiliza-o como ferramenta de trabalho teme suas mudanças no algorítmo, mas você sabe como ele opera? No texto de hoje, vamos te explicar e lhe apresentar algumas dicas para aumentar o engajamento nas postagens.

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo com mais de 800 milhões de usuários ativos. São mais de 15 milhões de perfis comerciais e mais de 2 milhões de anunciantes em todo o planeta. O Brasil tem participação importante neste montante. Segundo o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah, o país tem a segunda maior base de usuários, com mais de 50 milhões de usuários ativos.

São muitos números relevantes e que devem ter relevância caso você ainda não tenha um perfil na rede social.

As pessoas que já o utilizam temem pelas mudanças no algoritmo ou possuem certas dificuldades para engajar na rede.

Pensando nisto, neste post iremos explicar como ele funciona e algumas dicas para que você consiga alavancar suas vendas.

Funcionamento do Algoritmo do feed do Instagram

Em meados de 2014, o Instagram não possuía nenhum algoritmo que controlasse as atividades dos usuários e funcionava cronologicamente, ou seja, as postagens eram exibidas de acordo com uma ordem e sem relevância. Na aba de “explorar” eram mostradas as publicações mais populares, sem direcionamento algum.

Após ser adquirido pelo Facebook, a rede social passou a ter o mesmo intuito, que é busca pela melhoria na experiência do usuário. Assim, os posts começaram a aparecer às pessoas de acordo com o grau de relevância.

No Instagram o usuário deve encontrar o que ele deseja em primeiro lugar. Mas, como o algoritmo funciona para cumprir com este objetivo? Leia abaixo os seus critérios:

– Considera o desejo dos usuários em ver conteúdo novo e recente, mesmo que a ordem cronológica não seja mais aplicada. Hoje em dia, os posts seguem uma lógica temporal;

– Posts com mais curtidas e comentários possuem maior chance de serem exibidos para mais usuários, principalmente se forem engajados nos primeiros minutos da publicação;

– Análise dos perfis que os usuários possuem mais relacionamento, para entender a relevância e melhorar a experiência. Os comentários, curtidas e busca que você realiza na rede social, servem de parâmetro para elencar quais postagens aparecerão primeiro no seu Feed;

– Pessoas que o usuário têm o costume de enviar mensagens diretas e qual o tipo de conteúdo compartilhado entre elas.

Vale ressaltar que, se uma marca deseja ganhar notoriedade online por meio das redes sociais, deve conhecer as particularidades de cada uma para conseguir resultados.

É claro o papel desempenhado pelo algoritmo do Instagram, que é criar um ambiente de proximidade entre empresas e usuários. A sua maior interferência nas estratégias das marcas é de justamente fazer com que elas se esforcem para criar conteúdos relevantes para sua audiência.

Isto não é uma ação prejudicial para os negócios e sim muito vantajosa, pois se você executa um trabalho que deixe sua conta interessante com seguidores engajados, seus números crescerão. Além disto, se você publicar postagens relevantes, elas possuem maior chance de aparecerem para mais usuários por mais tempo.

Dicas para utilizar o algoritmo do Instagram a favor do seu negócio

Depois de conhecer como funciona o algoritmo do Instagram, confira algumas dicas que a Imédia Comunicação separou para que você utilize-o a favor do seu negócio:

– Descubra o melhor horário de postagem: isto é essencial para que se tenha engajamento nos primeiros segundos em que foi feita e mostre ao algoritmo que o post é bacana para aparecer a outros usuários;

Obs: A melhor hora pode variar de acordo com o tipo de conteúdo postado. Por exemplo, talvez uma imagem informativa possa dar mais resultado em um horário do que um vídeo. Por isto, é importante realizar testes e analisar.

– Construa relacionamento com os seguidores: descubra as preferências dos seus fãs e o que eles querem ver no seu perfil. Produza conteúdos de qualidade e poste frequentemente;

– Elabore conteúdos compartilháveis: faça postagens que instigue as pessoas a marcarem umas as outras nos comentários e no compartilhamento privado;

– Produza boas peças visuais: o Instagram é totalmente visual, por isto invista em boas imagens e vídeos. A qualidade do material gera mais curtidas, engajamentos e compartilhamentos;

– Produza bons conteúdos escritos: conecte e envolva as pessoas com palavras assertivas. Crie boas legendas, faça posts informativos, conte uma história, invista no humor e em uma linguagem mais descontraída;

– Explore o Stories: ele te oferece a oportunidade de um contato mais próximo e customizado com os seguidores. Mostre os bastidores do negócio, mostre detalhes do produto/serviço, faça perguntas com as enquetes, reproduza os conteúdos pelos seus seguidores, crie séries para que as pessoas lhe acompanhem;

– Faça lives: quando você inicia um vídeo ao vivo, os seguidores são notificados. Para o algoritmo isto é um sinal de que você está empenhado em usar a rede;

– Utilize das hashtags: ela te ajuda a se conectar com o seu público. Hoje em dia o Instagram permite que os usuários sigam as hashtags, que pode deixar seu conteúdo ainda mais evidente;

Obs: Não exagere no uso das hashtags, pois pode poluir o conteúdo e incomodar o usuário. Use hashtags que tenham relação com a postagem, com o negócio e com a comunidade. Acompanhe as hashtags do momento. Faça variações no uso das hashtags para aumentar a amplitude de quem procura, como: #decor #decoracao.

– Considere utilizar influenciadores digitais: faça parcerias com influenciadores que possuem o mesmo público do seu negócio. Ele poderá trazer novos seguidores para sua conta. Na hora de escolher o influenciador ideal identifique se ele possui valores parecidos com a empresa e o seu potencial para atingir metas;

– Reserve um orçamento para investir em anúncios: os anúncios são positivos, pois aumentam o engajamento das postagens e as visualizações no perfil.

O que vem aí em 2018?

Por mais que acompanhemos e saibamos como o algoritmo funciona, alguns aspectos ainda continuam uma incógnita, como as mudanças futuras.

Mas já esperamos por algumas mudanças ainda em 2018. Confira:

– Alcance orgânico cada vez menor;

– Hashtags em excesso pode ser motivo de punição. Recomendamos manter apenas 5 hashtags por post e elas deverão estar na legenda e não no primeiro comentário;

– Alterações nas primeiras 24 horas da postagem podem ser interpretadas como pontos negativos pelo algoritmo, podendo prejudicar o alcance orgânico.

E aí, conseguiu compreender como o algoritmo do Instagram funciona? Coloque as dicas em prática e conte pra gente os seus resultados.